Que banheiros são locais com bactérias todas nós sabemos, mas você sabe quantas são? Onde são os pontos de foco? E quais tipos? Nesse post a gente explica tudo direitinho!


Se você leu esse título e pensou "ah, deve ter bastante, umas mil ou duas mil" sentimos informar que é muito mais do que isso. Os banheiros são locais perfeitos para proliferação de germes e bactérias e devemos tomar cuidados para não nos expormos a riscos desnecessários.

Vamos começar pelo mais óbvio: o vaso sanitário. Ele é disparadamente o campeão de bactérias chegando a ter 480.000 bactérias por cm². É tanta bactéria que não dá nem para imaginar contar tudo isso. E apesar de ser o principal a triste notícia é que ele não é o único foco de proliferação nos banheiros.

Outros lugares que oferecem o ambiente propício para surgimento de colônias de microorganismos são: esponjas de banho, toalhas, escovas de dentes, cestos de lixo etc. Basicamente tudo que está banheiro é uma potencial colônia de bactérias. E o que podemos fazer sobre isso? Vamos listar alguns hábitos que podem te ajudar:

Toalhas: troque com frequência e evite deixar elas amassadas. Quanto mais esticadas (preferencialmente em superfícies horizontais), mais rápido elas vão secar. Se você puder tirar as toalhas de banho e colocar para secar fora do banheiro melhor ainda!

Escovas de dentes: o ideal é que ela esteja sempre seca antes de ser guardada. Prefira locais com luz e ventilados para que ela não fique úmida por períodos prolongados.

Descarga do vaso: SEMPRE com a tampa abaixada. O raio de lançamento dos germes pode chegar a 2 metros de distância!

Esponjas de banho: trocar uma vez por mês, deixar secar em local com luz e arejado sempre.

Cestos de lixo: deixar sempre tampados e tirar o lixo com uma frequência de pelo menos uma vez na semana.

Além disso a limpeza do banheiro deve ser sempre feita com produtos adequados e que contribuam para a não proliferação de bactérias e outros tipos de microorganismos. E, claro, existem também hábitos que podemos adotar para evitar contato com os banheiros - especialmente quando estamos fora de casa e não temos controle sobre a limpeza.

Um destes hábitos é ter sempre um pipizito a mão para fazer xixi em pé e evitar contatos desnecessários com banheiros desconhecidos. Afinal, na sua casa você sabe que está limpo, mas nos outros lugares quem te garante? Usar um funil urinário é simples e prático, te mantendo segura em todos os casos.

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.

Últimos posts

Ver tudo

Sentar no banheiro público é seguro?

Sentar no banheiro público é seguro?

Não. A pergunta sobre a segurança de sentar em um assento de banheiro público é uma preocupação comum, especialmente entre as mulheres. A resposta curta e direta é: não, não é totalmente seguro. Embora o risco de contrair doenças graves...

Leia mais

Funil Urinário Feminino: O Guia Completo para Iniciantes

Funil Urinário Feminino: O Guia Completo para Iniciantes

Descubra como este dispositivo revolucionário pode transformar sua experiência em banheiros públicos e dar mais liberdade ao seu dia a dia Você já se encontrou em uma situação onde precisava usar um banheiro público, mas a simples ideia te deixou...

Leia mais

Saúde Íntima Feminina: Doenças Relacionadas à Higiene, Prevenção e Tratamentos

Saúde Íntima Feminina: Doenças Relacionadas à Higiene, Prevenção e Tratamentos

AVISO IMPORTANTE: Este artigo tem caráter meramente informativo e educacional. As informações aqui contidas não substituem, em hipótese alguma, a consulta, diagnóstico ou tratamento realizado por um profissional de saúde qualificado. Não pratique autodiagnóstico ou automedicação com base nas informações...

Leia mais